Atualizado em 01/02/2025
Apoio
Estamos iniciando as comemorações do Centenário da chegada de Vladimir Kozák ao Brasil.
Acompanhe em nosso site e nas nossas redes sociais toda a programação de atividades.
Eventos na cidade de Curitiba/Paraná
Projeto “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil”
Dia 14 de maio – terça-feira – 16h
Biblioteca Pública do Paraná
Rua Candido Lopes 133 - Centro – Curitiba/Paraná
Exibição de filme documentário de média-metragem, abertura de Exposição fotográfica “O Ritual Jawari”, Lançamento do livro “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil”.
PROGRAMAÇÃO
16h00 Abertura da Exposição Fotográfica
"Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – “Ritual Jawari” – Fotos e imagens de Fernanda Maranhão e Marcelo Miguel (2017/2018) e Vladimir Kozák (1952/1953).
16h15 Apresentação da vida e obra de Vladimir Kozák.
Leitura de cartas e trechos do diário de Vladimir Kozák
e conversa com o público.
17h00 Exibição do filme:
“Kozák e os Povos Indígenas do Brasil – Ritual Jawari” -
Documentário de média-metragem com 36’ de duração.
Direção e Produção: Fernanda Maranhão e Marcelo Miguel.
17h40 Lançamento do livro “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil”
com a presença dos autores Fernanda Maranhão e Marcelo Miguel.
O projeto "Kozák e os Povos Indígenas do Brasil" tem por objetivo divulgar e difundir a vida e a obra de Vladimir Kozák, procurando estimular a reflexão e o debate sobre a cultura e o direito dos povos indígenas no Brasil, estimulando o respeito aos seus territórios e a preservação do meio ambiente e da natureza.
Sob a coordenação do produtor cultural, poeta e radialista, Marcelo Miguel, e a consultoria da antropóloga Fernanda Maranhão, os trabalhos tiveram início ainda no ano de 2008, através de um amplo estudo e pesquisa do acervo de Vladimir kozák que encontra-se sob a guarda do Museu Paranaense em Curitiba/PR. Em paralelo ao trabalho de pesquisa, nos ultimos anos foram realizadas viagens e trabalhos de campo em diversas aldeias indígenas e cidades onde Vladimir Kozák desenvolveu seus trabalhos ao longo de sua vida.
Além da produção deste website, este projeto apresentará como produtos resultantes deste trabalho a produção de filmes, vídeos e livros que apresentam a vida e a obra de Vladimir Kozák e os Povos Indígenas do Brasil, bem como, manterá este site atualizado e com a inclusão de podcast, videos, textos e outras novidades.
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, estamos publicando nesse mês de março o Capítulo XXI do livro "Kozák e os Povos Indígenas do Brasil" que apresenta a história de Karla Kozáková, irmã de Vladimir Kozák.
Karla também nasceu no dia 05 de março de 1896 na Morávia, e se estivesse viva completaria neste ano de 2024, 128 anos de idade. Infelizmente Karla faleceu aqui em Curitiba/Paraná, em novembro de 1960, aos 64 anos.
Grande companheira de Vladimir Kozák nas viagens e expedições realizadas para registro de diversos Povos Indigenas nas decadas de 1940 e 1950, ela também teve importante participação na arrecadação de fundos da Cruz Vermelha para auxiliar crianças e vitimas da Segunda Guerra na Tchecoslováquia na década de 1940.
Esta foto foi censurada pelo FACEBOOK numa total falta de respeito com a memóra e a história de Karla Kozáková e a de todos os Povos Indígenas do Brasil. Na verdade, todas as fotos postadas no facebook apresentando rituais e costumes dos Povos Oringinários do Brasil são censuradas pelos robôs por serem tratadas como pornografia, desconsiderando e desrespeitando a cultura e a tradição destes povos. Lamentável.