Projeto

"Kozák e os Povos Indígenas do Brasil"

 

kozak filmando_poste_bxr.jpg

O projeto "Kozák e os Povos Indígenas do Brasil"  tem por objetivo divulgar e difundir a vida e a obra de Vladimir Kozák, procurando estimular a reflexão e o debate sobre a cultura e o direito dos povos indígenas no Brasil, estimulando o respeito aos seus territórios e a preservação do meio ambiente e da natureza.

 

Sob a coordenação do Produtor Cultural, Poeta e Radialista, Marcelo Miguel, os trabalhos tiveram início ainda no ano de 2008, através de um amplo estudo e pesquisa do acervo de Vladimir kozák que encontra-se sob a guarda do Museu Paranaense em Curitiba/PR. Em paralelo ao trabalho de pesquisa, nos ultimos anos foram realizadas viagens e trabalhos de campo em diversas aldeias indígenas e cidades onde Vladimir Kozák desenvolveu seus trabalhos ao longo de sua vida.

 

Além da produção deste site, este projeto apresenta como produtos resultantes deste trabalho a produção de filmes, vídeos e livros que apresentam a vida e a obra de Vladimir Kozák e os Povos Indígenas do Brasil.

 

O projeto "Kozák e os Povos Indigenas do Brasil" teve início no ano de 2008. Durante esse período uma extensa pesquisa e inumeras viagens foram realizadas, principalmente buscando conhecer e visitar muitos dos locais onde Vladimir Kozák esteve ao longo de sua vida.

 

Algumas vezes, fomos obrigados a paralisar as nossas atividades em função de problemas diversos, mas neste ano de 2023, estamos iniciando uma nova fase desta proposta, com a realização das atividades voltadas para o grande público e a apresentação deste trabalho.

 

Nosso objetivo é levar informações e notícias sobre a vida e a obra de Vladimir Kozák, além de trazer também informações sobre as questões relacionadas aos povos originários do Brasil, a preservação do meio ambiente e a cultura popular do Paraná, questões que estiveram presentes no trabalho e nas lentes de Vladimir Kozák.

painel.jpg

O painel acima foi pintado pelo famoso artista plástico Tcheco Zdeněk Burian, apresentando Vladimir Kozák e sua irmã Karla Kozáková em uma de suas inúmeras viagens e aventuras a região do Alto Xingu no Brasil. Este quadro está hoje exposto no saguão de entrada da Prefeitura de Bystřice pod Hostýnem, cidade natal de Vladimir Kozák, localizada na região de Zlin, sul da Morávia, território  pertencente atualmente a República Tcheca.